segunda-feira, 14 de novembro de 2011

AS CONDIÇÕES PARA SEGUIR A JESUS.

XXIII - Domingo Comum C


(Sab 9, 13-18; Fm 9b, 10.12-17; Lc 14, 25-33)

1- Introdução



Jesus, no Evangelho de hoje, condicionou o seguimento de seus discípulos ao desapego, não só dos bens materiais, mas até da própria família. E este condicionamento, vale também para os que abraçam uma vocação laical.



De modo especial, o desapego se faz mais necessário, quando se trata de seguir Jesus mais de perto, no caso dos Religiosos. Jesus se expressou assim:”Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, de sua mulher e seus filhos, de seus irmãos e irmãs e até de sua própria vida, não é digno de ser meu Discípulo”! (Lc 14, 26-27).



Em Mateus, a exigência de renúncia e desapego é para todos, e mais comprometedora, também:“Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mc 8, 34). Religiosos e Leigos, que desejem ser discípulos de Jesus, estão igualmente solicitados a abraçar uma cruz. E, enquanto eu sei, Jesus não mudou de idéia. Continua afirmando a mesma coisa!



2 - O Desapego



Desapegar-se de bens materiais já é muito difícil. Imaginem, desapegar-se da família, inclusive, do pai e da mãe!... Mas, convém recordar que o desapego proposto pelo Evangelho, não extingue a exigência do amor aos familiares. Esse desapego aos familiares é uma forma de priorizar o amor que devemos ter a Jesus que, por amor, deu sua vida, entregando-se à morte na Cruz , por nosso amor e por nossa salvação.



Jesus sabia muito bem quão necessário é o amor para aqueles seus discípulos que abraçam a Vida Religiosa! O Religioso não deve ter um coração dividido e, muito menos ainda, um coração vazio de amor. É esse amor que o deve ter levado a abraçar a Cruz de Cristo



3 - Carregar a Cruz



Separar-se do convívio natural da família e trocá-lo por outro modelo de vida em família religiosa, não é ainda tudo. Necessário é também que se tome nos ombros a Cruz de Cristo, e siga seus passos, percorrendo com Ele sua dolorosa Via Crucis.

O Religioso, como qualquer discípulo de Cristo, tendo diante dos olhos a imagem do divino Crucificado, deve abraçar sua cruz com amor, porque Jesus disse: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mc 8, 34). A Cruz lembra, dor, sofrimento, humilhação e morte...



Abraçar a cruz e carregá-la, não é privilégio dos Religiosos. É mandamento de Cristo, dirigido a todos os que orientam sua vida pelo Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário