segunda-feira, 14 de novembro de 2011

OS MILAGRES DE JESUS

OS MILAGRES DE JESUS



O Evangelho de hoje nos relata que Jesus foi à Sinagoga participar da oração, num dia de sábado. Aproveitou a oportunidade para ensinar princípios da Lei e dos Mandamentos, contrariando os doutores e fariseus.

Suas pregações ao povo eram acompanhadas de milagres, de curas. Estes milagres confirmavam sua procedência divina e atraiam muitos doentes. O povo tinha grande admiração por Jesus, porque “falava com autoridade e agia com poder” .

Achava-se na Sinagoga um homem “possuído por um demônio impuro, que gritou em alta voz:“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és! Tu és o Santo de Deus!” (Lc 4, 34)

Jesus repreendeu-o e mandou que “ele se calasse e deixasse livre o homem”! Foi o bastante para que o maligno logo o deixasse! O povo admirou que “Ele mandasse até sobre os espíritos impuros, com autoridade e eles obedecessem”!

A fama de Jesus ia por toda parte” (Lc 4, 37).

Só Deus faz milagres



O Evangelho está cheio de referências a milagres que Jesus fez, como o da ressurreição de Lázaro e da sua própria Ressurreição.

A Bíblia afirma que só Deus pode fazer milagre, no sentido pleno da palavra. A definição de milagre é esta:“a realização de algo que pela substância, pelo modo ou ordem de realização ou por meio de quem se realizou, está acima da força da Natureza. Para entender o que é um milagre, no sentido rigoroso da palavra, vamos a um exemplo raro, mas possível: Um operário cai de uma altura muito grande, e ao bater na barra de ferro do andaime, vê seu braço arrancado, ficando este separado do corpo... Se, na hora, alguém pegasse o braço e o colocasse no lugar de onde fora arrancado e, na mesma hora ficasse como antes, então, haveria um milagre. Tal operação está muito acima da força da Natureza, não haveria outra explicação, a não, através do milagre.


Sentido popular de Milagre

Pelas razões acima apresentadas, eu ponho em dúvida a veracidade de tantos milagres “operados por pastores evangélicos ou católicos” que, abusando da simplicidade e religiosidade do povo, vivem ostentando sua fé, através de “curas” que poderiam ser conseguidas por meios naturais: a medicina, a parapsicologia, a hipnose, no âmbito, portanto, das ciências naturais. Isso abalaria o sentido de milagre, com certeza.

Mesmo assim, eu tenho que agradecer a Deus o que de bom vem fazendo as igrejas cristãs, proclamando a Palavra de Deus, conduzindo a Cristo grandes multidões, com seus meios modernos de evangelização. Nada faria para impedir a prática adotada, até que as coisas possam ser mudadas. Amém, assim seja.


Só Deus faz milagres. Isso todos os que acompanhavam sabiam sabiam já muito bem.

Esses muitos milagres, associados ao maior de todos eles, sua própria Ressurreição, dão-nos a maior certeza de que Jesus, não deixou nunca de ser Deus, embora tenha assumido a natureza humana!

Nossa fé no divino Ressuscitado não é vã, como diz o Apóstolo São Paulo, quando lembre:“Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vazia e vazia é também a nossa fé”(1Cor 15, 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário