segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DO LATRÃO


1 - Dedicação da Basílica de São João de Latrão

A Igreja celebra hoje a memória da Basílica de Latrão, que é a Catedral do Bispo de Roma, ou seja, do Papa. É por isso que ela condivide com a Basílica de São Pedro (Vaticano) os serviços religiosos presididos pelo Santo Padre. É conhecida como mãe de todas as igrejas de Roma.
O Evangelho de hoje se ocupa também de um Templo, o de Jerusalém. Serve-se dele para dar-nos a divina lição sobre o templo vivo do Espírito Santo, que somos nós.

2 - Jesus expulsa os feirantes do Templo (Lc 19, 4; Mt 21, 12)

O Evangelho refere que Jesus ficou indignado com a algazarra dos vendedores do Templo, expulsando-os de lá com suas bancas de câmbio e mesas de mercadoria jogando por terra, inclusive as moedas... E, de chicote em punho, bradou forte: fora daqui! Vocês estão fazendo da Casa de Oração, uma casa de comércio”!
Estranho, não é mesmo? Jesus sempre tão manso e humilde, de repente se enfurece e expulsa toda aquela multidão de pessoas, muitas das quais para lá foram com o sentido de pagar suas promessas, oferecer seus sacrifício e fazer sua penitência....

Esta é uma cena, queridos irmãos e irmãs, que ficou conhecida no Evangelho como a santa ira de Jesus, por causa da profanação, da banalização do Templo, lugar que é de oração e de Sacrifícios, feito agora feira livre!
Esta cena merece ser contemplada em nossos dias, talvez mais do que nunca.. O comércio, os diferentes modos de comércio entram cada vez mais nos recintos sagrados, com as mais disfarçadas desculpas.... Sinais dos tempos, podemos dizer....
Mas, para uma coisa, ao menos, terá sido útil essa cena dos vendilhões do Templo, espaço sagrado que é da fé. Muito comércio está entrando de Igreja a dentro! Precisamos ficar atentos, portanto, Irmãos e irmãs, a esse perigo!

3 - Vós sois templos vivos do Espírito Santo! (1Cor 3, 16)

Por aí podemos imaginar o quanto desagrada e fere o coração de nosso Deus a profanação de nosso corpo, que é Templo vivo do Espírito Santo, como afirma o próprio Jesus na Carta de Paulo aos Romanos: “Uma vez que sois templos vivos do Espírito Santo, já não deveis estar sob o domínio dos instintos egoístas, mas sob o Espírito, pois quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Ele.
Hoje, não só se profana o Corpo humano, Templo de Deus, mas até se comercializa, se compra e se vende para fins de transplantes de órgãos, sem falar nos casos condenáveis de prostituição, no caso das drogas, das mais variadas formas....

Concluindo, louvemos ao nosso bom Deus por nos ter aberto, a tempo, os nossos olhos, abrindo antes os nossos corações, para fugirmos de tal desgraça e infortúnio.
Que Santo Antônio, nosso amigo e intercessor, nos livre sempre mais dessas tentações que fazem o mundo se tornar cada vez mais, um mundo distante de Deus!
E depois, muitos ainda se queixam de que Deus esteja castigando o mundo com tantas calamidades de parte da Natureza, ferida e desrespeitada por toda a humanidade...
Santo Antônio, rogai por nós!
Salvador, 9 de Novembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário