quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O RICO E O POBRE


O Rico e o pobre do Evangelho

1 - Introdução: Na Bíblia há uma figura muito conhecida, que é a de Jó. Notória é a sua paciência e confiança em Deus, sem falar na sua capacidade de provação. Deus permitiu que Satanás o tentasse. No domingo passado o Evangelho colocou Jó como figura principal daquela história narrada por Lucas.

Demonstrando a importância do tema, a Igreja coloca dois dias depois, na Liturgia da Missa, mais um trecho da vida de Jó e desta vez, tirado do Livro do próprio Jó (Jó, 3, 1-3.11-17.20-23), referindo-se àquele momento de desespero, quando Jó chegou a pedir a Deus sua morte, maldizendo-se de ter nascido! Nesse particular, já podemos tirar uma primeira lição de vida, a saber: que até os justos, os santos homens de Deus tem seus momentos de fraqueza.

2 - Eis um pouco da história

A Bíblia diz:“Havia um homem cujo nome era Jó. E o descreve como um homem sincero, reto e temente a Deus, um homem que sempre se desviava do mal. Tinha sete filhos e três filhas. Seu gado era de sete mil cabeças de ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e eram também muitas as pessoas que lhe serviam, de maneira que, Jó era o homem mais rico do Oriente

Um belo dia vieram os filhos de Deus se apresentar perante o Senhor. Veio também Satanás entre eles. Então o Senhor perguntou a Satanás de onde ele vinha, ele respondeu que estava passeando ao redor da terra...

Deus perguntou a ele se já havia observado Jó, porque para Deus não havia na terra homem semelhante a ele, homem sincero, reto e temente a Deus...

Satanás insinuou ao Senhor, que se Jó não tivesse as riquezas e família que tinha e os animais que criara, com certeza, não seria temente ao Senhor... Disse ainda, se o Senhor, retirar dele tudo quanto Jó possui, com certeza ele irá blasfemar contra Deus... Deus permitiu que ele tentasse a Jó...

Satanás se foi e tocou nos filhos de Jó, e todos morreram em um vendaval que veio, depois seus animais foram consumidos pelo fogo que caía do céu, seus servos morreram e Jó, em nenhum momento, blasfemou contra Deus.Jó ficou pobre sem nada. Mesmo assim continuava temente a Deus.

Satanás disse a Jó: “Amaldiçoa teu Deus que tirou de ti todos os teus filhos, teus bens, e te jogou na miséria!... Jó estava no auge do sofrimento. No entanto, respondeu ao tentador: “Não o farei, porque tudo o que eu tive, foi Deus quem me deu! “Foi Ele quem me deu... foi Ele que tomou. Bendito seja o nome do Senhor”! Satanás, vendo que não podia com ele, o deixou, então.em paz. A lição ficou para nós: “Deus está atento a tudo que acontece em nossa vida. E providencia para os que o amam, suas verdadeiras e reais necessidades.

3 - Final da história


Passado o tempo da tormenta na vida de Jó, Deus lhe recompensou o sofrimento, a paciência e ilimitada confiança que colocava n´Ele.

Deus operou, assim, uma revira-volta na vida de Jó, restituindo-lhe o dobro de toda a riqueza que tinha. E vieram todos os que o conheciam, juntamente com seus irmãos e irmãs para comer em sua casa. e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado.

Pelas lições de vida contidas no Livro de Jó (Antigo Testamento), valeria a pena, vez por outra, ler e meditar o Livro de Jó. Muitas coisas iriam mudar em nossa vida!.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário