domingo, 29 de agosto de 2010

XXII Domingo Comum C

XXII Domingo Comum C






1- Introdução



Jesus foi convidado por um dos chefes dos fariseus para jantar em sua casa, provavelmente, com segundas intenções... O convite foi feito, igualmente, a alguns destacados fariseus. Jesus percebeu, logo de entrada, como eles eram preocupados em escolher os melhores lugares, à mesa. Aproveitou a oportunidade para contar-lhes uma parábola e dar-lhes uma lição oportuna.



Dirigindo-se ao chefe dos fariseus, que o havia convidado, Jesus lhe disse:“Ao seres convidado, para um banquete de festa, não ocupes, por tua própria iniciativa, o primeiro lugar”(Lc 14, 8)! A razão é óbvia:”pode chegar um convidado mais importante, e o dono da casa vai mandar que cedas aquele lugar ao convidado mais importante e tu ficarás encabulado...”

Eles entenderam bem o que Jesus queria dizer!



Os fariseus eram mestres em mostrar-se, em atrair a atenção dos outros... Não valorizavam a modéstia, pelo contrário, gostavam de passar por importantes! Eram vaidosos por natureza! Por isso, quando Jesus condena a vaidade, o faz porque ela gosta de atrair elogios, de se imaginar importante, de receber aplausos dos demais, alimentando assim a própria vaidade. Daí o comentário que Jesus faz no Evangelho:“Nisso já estaria a recompensa da tua “boa ação” e não haveria mais nada a esperar de recompensa lá do alto”.



2 - Ser modesto, ser humilde



A virtude da modéstia ou humildade não consiste em negar as próprias qualidades, mas em reconhecer que elas são um dom, uma dádiva de Deus. Se algum mérito houver de nossa parte, será só o de não ter colocado obstáculo à ação de Deus. Por isso,“quanto mais importante fores, tanto mais humilde deverás ser” e, assim, contarás com a bênção de Deus” (Eclo 3, 18). Não temos o de que nos vangloriar!



Jesus não parou por ai. Foi adiante. Já que estava falando sobre banquete, continuou aconselhando ao fariseu que o tinha convidado, dizendo “Quando deres um banquete, não convides só os ricos... Eles poderiam convidar-te, em troca, para um almoço-banquete... Nisso estaria já tua recompensa... Ao contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos... eles não irão retribuir-te, pois não têm com quê... Então, sim, tua recompensa estará assegurada na ressurreição dos justos!” (Lc 14,14).



Não nos esqueçamos, irmãos e irmãs! Esta advertência, Jesus está fazendo para nós, hoje. E não só a respeito de banquete, mas a respeito de todo relacionamento que tenhamos com qualquer irmão ou irmã. A modéstia e a humildade devem ser referência!











°

Nenhum comentário:

Postar um comentário