domingo, 8 de agosto de 2010

PALAVRA DE DEUS

XIX Domingo Comum - C

1 - A Fé me dá segurança

A fé, dom do Espírito Santo, foi-nos dada já no dia de nosso Batismo. Em forma embrionária e mais consciente, no correr da vida. É desta fé, luz que ilumina nossa vida, que o Apóstolo São Paulo fala em sua Epístola aos Hebreus e da qual a Igreja tirou a 2ª Leitura desta missa.

Da Epístola começa assim: “A fé é um modo, de já possuir o que se espera ainda; é um meio de conhecer realidades que não se vêem” (Hb 11, 1)

Esta é, a definição correta sobre a fé, mas de difícil compreensão pois se trata de algo mui espiritual e não de uma coisa material. Por isso, tanta confusão, quando se trata de atribuir a uma pessoa um grau de fé, valioso dom de Deus.

A Bíblia exemplifica com um caso concreto o que é a fé em Deus, apresentando o caso de Abraão, que por isso mesmo, ficou sendo conhecido como nosso pai na fé.

Avançado em idade, possuidor de muitos bens e de família numerosa, Deus exige dele uma coisa, aparentemente impossível: “Sai da tua terra e vai para onde eu te mostrar...” (cfr Gên 11, 26ss). E ele acreditou naquela ordem de Deus e lá se foi para a terra que Deus iria mostrar, mas sem apo0ntar rumo ou direção! E porque assim obedeceu à ordem de Deus, conseguiu chegar, conduzido pelo Espírito Santo, à terra assinalada por Deus. Abraão comprovou sua fé, obedecendo a Deus, e acreditando em sua palavra. É isso que compreendemos por fé.

2 - Graus ou intensidade da fé.

Podemos distinguir uma pessoa de fé autêntica, de outra pessoa de fé ingênua, ou infantil. Uma pessoa de fé intensa leva muito a sério a Palavra de Deus. Uma pessoa de fé infantil ou ingênua, se satisfaz com sua devoção. É, talvez uma pessoa devota, fervorosa, dedicada à Igreja, etc. etc.

Porque sua fé não é tão fundamentada na Palavra de Deus, mais facilmente cai nas ciladas de nossos inimigos que com promessas de milagres, de curas, atraem à sua religião, ou seitas religiosas.

Isso, porém, não significa que essas pessoas sejam melhores ou piores do que as que bagagem para defender sua fé. Deus leva em conta, como já disse, tudo o que fazem de boa fé, em termos de boas obras de caridade, de amor fraterno, de atos de misericórdia... E tudo que signifique um bem para os irmãos...

Estas coisas fortalecem a fé simples e ingênua da grande maioria dos católicos. Porque mais importante é por em prática o que se crê, do que se vangloriar da pureza de sai fé, sem obras.

2 - Ilustrando melhor a fé

A conclusão a que queremos chegar é, em primeiro lugar, que de fato, a fé é  modo de possuir já agora, o que ainda está à espera. E em segundo lugar queremos lembra que a fé se mede pelo grau de convicção em realidades que não se vêem.
Um exemplo de mistério de fé é a: salvação! Nós já a possuímos pela fé, e, ao mesmo tempo, não a experimentamos ainda... Deus revelou que Jesus Cristo morreu na Cruz por nossa salvação, conforme afirma a Sagrada Escritura que é Palavra de Deus. Por coerência, tenho que crer na salvação, porque Deus não mente, Deus não se engana nem engana os outros. Deus é Verdade Pura!
O fundamento da certeza de nossa salvação, não se apóia em argumentos humanos, repito. A certeza nasce da Palavra de Deus que nos diz: JESUS, deu sua vida por nossa salvação, morrendo na Cruz, lavando com o seu Sangue os nossos pecados!

2 comentários:

  1. Nota: a publicação ficou limitada à sua 1ª página apenas, Foi colocada nesblog a título de experiência, de como fazer um blog. Esta página será reorganizada definitivamente, tão logo eu aprenda mais.Frei Petrônio, ofm

    ResponderExcluir
  2. Esta edição é apenas treinamento. Tão logo aprenda melhor a fazer um blog mais ou menos,iniciarei com edição a primeira edição. Frei Petrônio Cardoso

    ResponderExcluir