sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ENTRAR NO REINO DE DEUS.

1 - Entrar no Reino do Céu

O Evangelho, de hoje, diz a seguinte frase:“como é difícil um rico entrar no Reino dos Céus!”...            É bem verdade que Jesus disse também, “para Deus, nada é impossível.” Quer dizer, a salvação do rico não é impossível....

Nossa experiência ensina que é difícil mesmo. Não pelo dinheiro, em si, que até poderia ajudar a seme-ar o bem... Mas pelo apego entranhado com que as pessoas se amarram ao dinheiro, sendo dominadas pela ganância e por ela escravizados.

Há uma paixão inata no coração do homem: a paixão de possuir sem limites, apesar de Jesus ter dito: "Não acumuleis riquezas aqui na terra, onde a traça corrói ou os ladrões roubam. Juntai riquezas no céu, onde a ferrugem não as corrói nem o ladrão as podem roubar” (Mt 6, 19-20)“

Não é de estranhar que Jesus, com muito bom senso, tenha resumido o problema, dizendo:“Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Lc 12, 34). Esta é a razão do ‘”obstáculo” à salvação para o rico, entendendo-se o rico avarento, o rico sem coração, o rico sem alma!

2 - Para Deus nada, é impossível

Hoje, com o avanço real das ciências e da tecnologia, o homem se torna capaz de fazer “o impossível ou inimaginável” para o homem de 100 anos atrás.  De fato, o que ainda falta fazer o homem de nossos dias, depois de já ter tentado “engendrar” a própria vida?...

É possível, inclusive, que haja  uma revolução espiritual que leve o homem à descoberta de algum valor maior que o dinheiro.. E, enquanto isso não acontece, vamos ter mais paciência e esperar até que chegue esse tempo, com a graça de Deus. Temos de rezar para “que o coração de pedra do homem moderno se transforme num coração de carne”, como diz Ezequiel (Ez 11, 19b).

Por sinal, já começo a prever melhoras, quando ouço ou leio na "meadia" falada e escrita que renomadas Empresas Internacionais e “ricos milionários” estão mudando, socialmente, e adotando posição mais humanitária, numa revira-volta sensacional, disponibilizando vultosas quantias em dinheiro e em gêneros, para suavizar a dor humana, por ocasião de grandes desastres naturais, com vítimas aos milhares ou de países que não conseguem sair da sua pobreza extrema! Sinais dos tempos!

Acredito, sinceramente, que Deus vai tocar o coração dos homens, para que compreendam o verdadeiro sentido da riqueza e dos bens terrenos, e com eles possam contribuir para o bem de toda a humanidade. A Natureza, com toda sua força destruidora, talvez esteja dando um recado, sobre o significado ambivalente da riqueza, quando bem empregada em favor de todos e com justiça. E não apenas de uns poucos, cavando sempre mais o abismo que separa os que tudo tem  dos que não tem nada (Puebla). Peçamos a Santo Antônio que apresse este grande milagre que começa a se desenhar. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário